arcadismo em portugal e bocage
ARCADISMO EM PORTUGAL E BOCAGE
Introdução
Esta pesquisa tem como objetivo a introdução do Arcadismo em Portugal, frisando suas características e as repercussões que o mesmo trouxe consigo. Veremos as características do movimento literário, tais como seus representantes mais fiéis, sendo eles escritores, artistas e arquitetos.
Indo mais a fundo na pesquisa, iremos apresentar a vida de Bocage, um dos poetas mais mencionados quanto a literatura Árcade, estudando seus poemas e a vida que levou por entre os botequins e aventuras pelas Índias.
O Arcadismo
O termo Arcadismo, ou Setecentismo ou Neoclassicismo, vem da palavra Arcadia, que é o nome de uma região da Grécia, onde habitavam pastores que dedicavam-se a poesia.
Ele teve sua origem no continente europeu no século XVIII, em uma época onde a burguesia estava ascendendo em seus valores sociais, políticos e religiosos.
Como seu termo vem a partir de uma região pastoril, esta classe literária era caracterizada pela valorização da vida bucólica e dos elementos da natureza.
Em uma época onde ocorria também o Iluminismo, esse período literário tinha uma visão do mundo baseado na ciência e na razão como a maneira de se explicar o mundo e a existência. Com a razão sendo a base do conhecimento humano, foi desprezada a religiosidade pregada pelo período Barroco, concentrando-se então no antropocentrismo, de um saber racional que reflete o desenvolvimento tecnológico, industrial, social e científico.
.
Arcadismo em Portugal
Foi fundada em 1756 a Arcádia Lusitana, que deu início ao movimento literário Árcade em Portugal, onde cultivavam a poesia de ambientação campestre, bucólica. A Arcádia Lusitana tinha como objetivo a tentativa de reestabelecer a simplicidade da arte renascentista e antiga.
Estiveram relacionados a essa Arcádia Antônio Dinis da Cruz Silva, o fundador da mesma; Pedro Antônio Correia Garção, doutrinador do movimento; e Filinto Elísio, representante