Arbustos - Ixoras
PROJETO DE PAISAGISMO Rosa Ângela
Júnia Salazar
FAESA - 2014
“Um jardim é o resultado de um arranjo de materiais naturais, obedecendo a leis estéticas e entrelaçada com a visão do artista, sua experiência passada, suas incertezas, suas tentativas, seus erros e seus sucessos.” (Roberto Burle Marx)
INTRODUÇÃO:
Arbustos – aspectos conceituais:
Nos diferentes biomas ocorrentes nas cinco regiões do Brasil encontra-se uma extensa diversidade de espécies vegetais que podem ser utilizadas em projetos paisagísticos. As plantas ornamentais se distinguem das demais espécies vegetais pelo florescimento, pela forma ou colorido das folhas e modelo arquitetônico ou aspecto geral da planta. Elas podem preencher espaços livres ou fechados sendo utilizadas no paisagismo de forma isolada ou em conjuntos, plantadas em canteiros ou em recipientes apropriados nos mais variados estilos. Plantadas isoladamente ou em grupos, as plantas ornamentais produzem efeitos estéticos proporcionados pelas flores e folhagem, bem como por outros órgãos das espécies vegetais. Por outro lado, em termos funcionais, as ornamentais são utilizadas no paisagismo para o desempenho de várias funções que vão desde a divisão de espaços até a produção de flores e frutos para consumo humano.
Dentre as classes de plantas ornamentais, os arbustos oferecem uma diversidade de opções para uso no paisagismo apresentando formas, cores e volumes diferenciados. Esta ornamental tem em comum com as árvores o caule lenhoso, porém difere das árvores por se apresentarem, de modo geral, ramificados desde a base e de serem de porte menor. Os arbustos constituem plantas normalmente muito resistentes e, como as árvores, têm um período de vida bastante longo.
Ixoras:
Família:
Um género botânico