Aração e Gradagem
Aração ou arada é o processo de revolver um terreno agrícola com um arado, equipamento mecânico tracionado. Sua finalidade é descompactar a terra para um melhor desenvolvimento das raizes. Expõe o subsolo à ação do sol, ajudando a aumentar a temperatura e apressar o degelo. Também enterra restos de culturas agrícolas anteriores ou ervas daninhas porventura existentes. Melhora ainda a infiltração de água no solo. Foi uma das grandes invenções da humanidade, por permitir a produção de crescentes quantidades de alimentos e o estabelecimento de populações estáveis.
Tipos de arado
Arado de tração animal
Manual: vanga ou enxadão,de madeira ou ferro;
Cunha simples: primitivos arados em madeira ou ferro , em forma de L, de tração animal;
Aivecas: arados em ferro na forma de um V,com tombador de terra,para tração animal ou mecânica;
Discos rotativos: grandes discos de aço apoiados em mancais rotativos, para tração mecânica;
Grade aradora: montagem especial de discos para utilização em áreas planas.
Tração
Mecânica:molinete ou trator agrícola.
Arado de discos
Em regiões de clima tropical e altas temperaturas, a exposição do substrato ao calor do sol pode ter efeitos contrários ao pretendido, com excessiva perda de humidade e extinção da micro-fauna biológica que ajuda a decomposição e o aproveitamento dos nutrientes. A aração também facilita a erosão, o que pode ser um grande problema em regiões de chuvas intensas. Por isso, a prática agrícola moderna preconiza uma miníma movimentação do solo, a utilização do chamado plantio direto, onde apenas uma estreita faixa é revolvida, mantendo-se a cobertura de restos culturais sobre o terreno, o que ajuda na manutenção da humidade.
Arando para plantio
Como o arado comum sempre tomba a terra para um mesmo lado,é impossível ter-se linhas consecutivas trabalhadas em sentidos inversos, que estragariam o terreno. Usam-se então esquemas para dividir a área em glebas, arando umas na ida e outras na volta. É