aranjo fisico
1.1.
Arranjo físico procura a melhor combinação, dentro de um espaço disponível, entre as instalações industriais e todos os itens que possibilitam a produção, visando harmonizar eintegrar os mesmos. Exemplo: equipamento, mão de obra, material, áreas de movimentação, estocagem, administração, bancadas, salas, departamentos e etc.
O objetivo deste planejamento é permitir omáximo rendimento dos fatores de produção, e melhor desempenho dos funcionários fazendo com que o trabalho flua de forma mais fácil e prática, economizando tempo e dinheiro.
Mas não é somente umadisposição racional das máquinas não. É também, o estudo das condições humanas de trabalho (iluminação, ventilação, etc.), de corredores eficientes, de como evitar parar o processo de produçãodesnecessáriamente, de armários e bancadas ao lado das máquinas, de qual meio de transporte vai ser utilizado para movimentação da peça.
2.1.
Dentro do quadro geral de uma empresa, o arranjo fisico tem um papelmuito importante, pois com um bom arranjo físico a empresa consegue ter resultados surpreendentes com a redução de custos de operação e com o aumento da produtividade e eficiência. O arranjo fisico afetaa capacidade e a produtividade das operações e uma mudança adequada no arranjo físico, muitas vezes aumenta a produção com os mesmos recursos.
Um planejamento mal feito pode afetar a capacidade e aprodutividade da empresa, e causar interrupções no processo, também pode ocorrer em estoque de materiais, longos tempos de processamento e atrasos nas entregas dos pedidos. O arranjo físico podeafetar a competitividade da empresa, proporcionando facilidade no fluxo de informações e materiais, aumento da produtividade tanto das pessoas como dos equipamentos, redução dos riscos de acidentes e àsaúde dos trabalhadores.
2. Desenvolvimento
2.1.
Objetivos do arranjo físico:
- Minimizar os custos de manuseio e movimentação interna dos materiar
- Utilizar o espaço físico disponível...