Aracnídeos
Características:
Essa classe dos Artrópodes é formada pelas aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros. São tipicamente terrestres. Muitos são carnívoros e predadores. Eles são peçonhentos (a peçonha é uma substância tóxica que o animal injeta no outro, essa toxina é utilizada para a defesa e para a caça) a picada desses animais pode causar acidentes graves ao ser humano e animais domésticos.
ESTRUTURA DO CORPO:
O corpo dos aracnídeos está divido em cefalotórax e abdome (nos escorpiões, na parte posterior do abdome há uma “cauda” que possui um agulhão, A ponta do agulhão injeta veneno). Os aracnídeos possuem quatro pares de patas inseridas no cefalotórax, que é coberto por uma carapaça quitinosa, um par de apêndices modificado em quelícera (nas aranhas, servem para injetar a peçonha na presa) que pode ser disposta de modo paraxial ou diaxial, e um par de pedipalpos que variam em forma dependendo da ordem e com funções diferenciadas. Eles não possuem antenas e mandíbulas.
DIGESTÃO:
A digestão é parcialmente extracelular. Utilizando as quelíceras e os pedipalpos, eles matam e prendem as presas. O intestino médio então secreta enzimas que saem pela boca e digerem a presa dilacerada até formar um líquido. O animal então ingere esse líquido. A presa é digerida e absorvida no intestino médio e armazenada nas células intersticiais.
EXCREÇÃO:
Os órgãos excretores dos aracnídeos são os túbulos de Malpighi e as glândulas coxais. A principal excreta nitrogenada é a guanina.
RESPIRAÇÃO:
A respiração dos aracnídeos é feita por filotraquéias, formadas por lamelas, que são cavidades que contêm sangue. Elas estão em contato com o ambiente por uma abertura na região abdominal chamada estigma. O ar entra pela abertura e passa pelas lâminas onde ocorrem as trocas gasosas.
SISTEMA NERVOSO E CIRCULATÓRIO:
Apresentam órgãos sensoriais como olhos e pêlos. A circulação é aberta. O coração está localizado na parte anterior do abdome, é segmentado, com um par de