Ar Bia Saudita
A custódia das cidades sagradas de Meca e Medina e o controle das maiores reservas de petróleo conhecidas garantem a importância da Arábia Saudita no mundo islâmico e no conjunto das nações contemporâneas.
Situado no sudoeste da Ásia, o reino da Arábia Saudita ocupa oitenta por cento do território da península arábica. Limita-se ao norte com a Jordânia, o Iraque e o Kuwait; ao sul, com o Iêmen e Omã; a oeste com o mar Vermelho e a leste com o golfo Pérsico, Bahrein, Qatar e Emirados Árabes Unidos. Algumas das fronteiras terrestres não estão delimitadas com precisão. A superfície estimada é de 2.240.000km2.
Geografia física
Geologia e relevo. A topografia saudita é dominada pelo planalto arábico, com 500 a 1000m de altitude, que ocupa mais da metade do país. O planalto é uma antiga plataforma separada do continente africano na era cenozóica, em conseqüência do afundamento da fossa tectônica do mar Vermelho. As fraturas geológicas ocorridas nesse período formaram, além do mar Vermelho, o golfo de Aqaba, o mar Morto e o golfo Pérsico. Essa linha de falhas mal soldadas, submetida a intenso vulcanismo, deu origem ao arco montanhoso do litoral oeste.
A principal característica da geografia saudita é a condição desértica de quase todo o território: ao norte está o deserto de Nafud; a leste, o de Dahna e ao sul e sudeste, o Rub al Khali.
No mar Vermelho encontram-se numerosas ilhas e recifes de coral, particularmente o banco Farsan, ao longo da costa, que tem uma extensão de 480km. No golfo Pérsico existem também várias ilhas, cuja posse é disputada pela Arábia Saudita, pelo Kuwait, pelo Irã e pelo emirado de Abu Dhabi.
Clima e hidrografia. Intenso calor no verão, extrema variação diurna da temperatura, escassas chuvas e reduzida umidade caracterizam o clima do país, que no inverno apresenta temperaturas amenas na região montanhosa. A vegetação desértica é predominante. As tamareiras caracterizam a paisagem dos oásis. Não existem florestas e as ervas e