Aquisiçao de dados de temperatura
Para a aquisição de temperatura utilizamos o modulo da National Instruments NI 9211 (Figura X), que possui canais analógicos de 24 bits, possuindo um abrangência de 16777216 valores distintos. O termopar utilizado foi do tipo E. A velocidade de aquisição de dados pode variar de acordo com o computador utilizado, sendo limitada pelo modulo da NI em quatorze amostras por segundo.
Figura x NI 9211
O modulo utilizado pra transferência de dados entre o sistema de mediação e o computador foi o Hi-Sepeed USB Carrier NI USB-9162 da National Instruments (Figura X+1)
Figura x+1 NI USB 9162
Para o desktop foi desenvolvido um software (Figura x+2) em LabVIEW 2010 para análise das temperaturas adquiridas por meio do modulo NI 9211, no software desenvolvido podemos visualizar em tempo real a temperatura do sistema, bem como a variação da mesma ao longo de mais de 1000 verificações realizadas.
Figura x+3 Software em Labview
Funcionamento do software
O software foi desenvolvido com intuído da utilização do mesmo para análise da temperatura de sistemas de injeção. Para inicializar a aquisição de dados o operador deve acionar o botão “Ligar Leitura”, o mesmo botão deve ser acionado para interromper a aquisição de dados, porém agora denominado “Desligar Leitura”. É possível para o operador efetuar o ajuste do tempo de processo de injeção, no campo “Tempo de Processo”, assim é possível visualizar no gráfico “Curva de Temperaturas Mínimas” o comportamento das temperaturas mínimas de cada processo de injeção realizada. Todos os valores adquiridos de