luan
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
LUAN MAGALHÃES NAVARRO
TRABALHO DE QUÍMICA (QUESTIONÁRIO) PARA A 2ª AVALIAÇÃO
Belém – Pará
2014
01 – O que é oxidação e redução?
A transferência de elétrons é frequentemente acompanhada pela transferência de átomos e é algumas vezes difícil se determinar de onde os elétrons vêm ou para onde vão. Deste modo, é mais seguro – e mais simples – analisar as reações redox utilizando uma série de regras formais expressas em termos de número de oxidação. Assim, dá-se por definir que oxidação corresponde a um aumento no número de oxidação de um elemento e que redução corresponde a um decréscimo no número de oxidação, isto é, na oxidação o elemento perde elétrons; na redução, ganha.
02 – Pilhas Eletroquímicas
2.1 – Como ocorre a pilha de aeração diferencial?
O tipo mais importante de célula de concentração é a aeração diferencial, que ocorre quando uma parte do metal é exposta a diferentes concentrações de ar ou é imersa em regiões do eletrólito diferentemente aerados (ou com outros gases dissolvidos); isto provoca uma diferença de potencial entre as partes diferentemente aeradas. É um fato experimental que áreas de uma superfície metálica onde a concentração de oxigênio é alta, são catódicas.
2.2 – Como ocorre a pilha ativa passiva?
Alguns metais e ligas tendem a tornar-se passivos devido à formação de uma película fina e aderente de óxido ou outro composto insolúvel nas suas superfícies. Entre esses metais e ligas têm-se: alumínio, chumbo, aço inoxidável, titânio, ferro e cromo. A passivação faz com que esses materiais funcionem como áreas catódicas. Quando, por exemplo, se tem aço inoxidável em contato com água do mar, a destruição da passividade pelo íon cloreto não ocorre em toda a extensão da película passivadora da liga, e sim em pontos, talvez determinados por pequenas variações na estrutura e na espessura da película.
A destruição da passividade