aquifero
AQUÍFERO GUARANI
Nome: Thiago Augusto Cruz de Marins Turma:
ÍNDICE
Introdução ................................................................................................... 03
AQUÍFERO GUARANI ............................................................................... 04
Uso e exploração do AQUÍFERO GUARANI ............................................. 05
Contaminação do AQUÍFERO GUARANI.................................................. 06
Preservação ................................................................................................ 07
Introdução
Nos últimos anos, o assunto águas subterrâneas tem sido cada vez mais mencionado em fóruns específicos de discussões sobre os riscos que a envolvem.
Esse trabalho possui o objetivo de explorar o Aquífero Guarani: um reservatório natural de água subterrânea à disposição das comunidades do Mercosul. Abordaremos sua dimensão e seus aspectos importantes, um manancial de água subterrânea de aproximadamente 1,2 milhões de quilômetros quadrados, 2/3 dos quais distribuídos em oito estados brasileiros (subsolo). O remanescente, equivalente a 1/3, passa pela Argentina, Paraguai e Uruguai. Estima-se que o aquífero possa fornecer água (43 bilhões de metros cúbicos por ano) a uma população de 500 milhões de habitantes.
O AQUÍFERO GUARANI
Um deserto pré-histórico deu origem à região do aquífero guarani. Os depósitos arenosos trazidos pelos ventos formaram extenso campo de dunas recoberto por um episódio de vulcanismo intra-continental do Planeta. A lava solidificada originou a Serra Geral, uma capa protetora do Aquífero Guarani.
O Aquífero Guarani é um imenso reservatório de águas subterrâneas eu que se estender por aproximadamente 1,2 milhão de km² e envolve cerca e 1.500 municípios e uma população em torna de 25 milhões de habitantes, no território de quatro