Aquecimento
1
TEMA: O AQUECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO
Aspetos musculares
Porquê o aquecimento
Vantagens e efeitos do Aspetos cardiovasculares aquecimento sobre as
Efeitos biomecânicos grandes funções
Efeitos neuro-musculares
- O AQUECIMENTO é uma condição indispensável a toda a sessão de Educação Física e Desporto qualquer que seja a sua natureza. Com efeito, os alunos vão ser solicitados no conjunto dos seus recursos e na procura da eficácia do movimento.
DEFINIÇÃO: Denominamos AQUECIMENTO a todo o protocolo de exercícios ou de tratamento preliminar de uma sessão de atividade física que permita que o sujeito atinja as condições ótimas (físicas, fisiológicas e psicológicas) com a finalidade de realizar as melhores prestações possíveis.
Porquê o Aquecimento
Quanto maior for o nível de um indivíduo numa determinada prática física, maior terá de ser a duração e a especificidade do seu aquecimento. Desta forma, a alto nível, para atividades de elevadas necessidades energéticas e técnicas, a duração do aquecimento pode ser superior a 1 hora e 30 minutos. A nossa intenção não é a de aplicar o aquecimento utilizado no alto nível para a prática escolar, mas sim de extrair dele as implicações fundamentais que permitam ao professor por em prática uma metodologia útil. O aquecimento possui diversos objetivos que podem ser expressos em três rubricas:
•
Prevenir lesões ao elevar a temperatura dos músculos em atividade e aumentar a lubrificação articular,
•
Aumentar o rendimento; um músculo cuja temperatura diminui em relação à normal, vê a sua contractilidade e o seu rendimento diminuir,
•
Melhorar as prestações; o aquecimento permite o aumento da velocidade de contração do músculo, da potência desenvolvida e muito simplesmente da capacidade de trabalho físico.
Escola Artística Soares dos Reis
2
Vantagens e efeitos do aquecimento sobre as grandes funções
Aspetos musculares - O