Aquecimento global
Sem isso, certamente, seria impossível a vida na Terra ou, pelo menos, a vida como a conhecemos hoje.
O que provoca o Aquecimento Global? O desequilíbrio na composição atmosférica, provocado pela crescente elevação da concentração de certos gases que têm capacidade de absorver calor, como é o caso do metano (CH4) e principalmente do dióxido de carbono (CO2). Essa elevação dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera se deve à crescente queima de combustíveis fósseis e das florestas, desde a Revolução Industrial. Já a elevação dos níveis de metano se devem a decomposição de matéria orgânica e flatulência de animais, principalmente do gado bovino. Esse desequilíbrio na composição atmosférica se deve a ações antrópicas (ações do homem).
Quais as conseqüências?
O aquecimento global é talvez o impacto ambiental que mais assusta as pessoas. Talvez o que mais assuste, ou melhor, as possíveis consequências de uma gradativa elevação das médias térmicas no planeta, é a tomada de consciência, pela primeira vez na história, da possibilidade de destruição do próprio homem.
Os impactos ambientais são "democratizados", ou seja, passam a atingir todas as pessoas, sem distinção de cunho econômico, social ou cultural: atingem indistintamente homens e mulheres, ricos e pobres, operários e patrões, brancos, negros e amarelos, desenvolvidos e subdesenvolvidos, capitalistas e socialistas, liberais e conservadores. Não há mais refúgio seguro. Todos finalmente passam a ter plena consciência do óbvio: a Terra é finita