Aquecimento Global
1. Introdução
O mundo ou seja a Terra é um planeta do sistema solar, sendo o terceiro em ordem de afastamento do sol. Entre todos os planetas, a Terra tem condições únicas: mantém grandes quantidades de água, tem placas tectónicas, um forte campo magnético e a atmosfera. Isto tudo são critérios para a sobrevivência. Portanto, a Terra é um espaço onde dá vidas aos seres vivos.
Mas desde os meados do século XX, a condição da Terra já não era favorável como dantes por causa de “Aquecimento Global” ou seja em Inglês “Global Warming”. Este acontecimento é um processo do aumento de temperatura atmosférica, oceânica e superfície terrestre. Com o aumento da temperatura global é estimado causará vários problemas no planeta Terra.
2. Definição
2.1.1 As causas do Aquecimento Global
A causa do aquecimento global que hoje em dia calorosamente discutida é o “Efeito de Estufa”.
O efeito de estufa é um fenómeno que ocorre devido à presença de dióxido de carbono no ar atmosférico. O dióxido de carbono absorve parte da radiação e permite aquece a superfície da Terra.
O termo de efeito de estufa ou seja em Inglês é denominado Green House, tem a origem da experiência dos agricultores há poucos anos (séc. XX), que viviam numa área de clima temperado, que utilizavam estufas para plantarem as hortaliças e as flores. Utilizavam isso porque dentro de estufas, a temperatura é mais elevada do que fora disso, por causa da luz solar que penetra o vidro e se reflete novamente pelos objetos na sala como a onda de calor na forma de raios infravermelhos, mas a onda de calor está preso na estufa e não misturar com o ar frio fora da sala de estufa. Isto é uma visão do efeito de estufa.
Em seguida, a experiência dos agricultores associa-se com o que está acontecendo sobre a Terra e a atmosfera.
A camada atmosférica (camadas entre o sol e a terra) é constituída por 4 (quatro) camadas: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera e Termosfera. A camada