Aquecimento Global
Muito se indica que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel. etc). Estes gases formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra–vermelha emitida pela terra, dificultando a dispersão de calor.
Outro ponto que entra em destaque e que acontece em diversas regiões do país é o desmatamento e a queimada de florestas e matas que também colaboram para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades.
No filme "Uma Verdade Inconveniente" dirigido por Davis Guggenheim e apresentado pelo ambientalista e ex- vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, o aquecimento global e suas conseqüências são retratados de forma realista. De caráter informativo e ao mesmo tempo impactante, o filme é exibido em forma de um documentário, elaborado a partir das palestras proferidas por Al Gore o redor do mundo.
Segundo relatos, cientistas ressaltam que até o final deste século a temperatura na Terra vai aumentar em torno de 3 a 5ºC, caso não ocorra uma redução imediata da emissão de poluentes. E ainda, que o aquecimento global vai causar derretimento de geleiras e o conseqüente aumento do nível do mar, gerando tufões e furacões menos freqüentes, porém mais intensos.
No filme Al Gore chama a atenção para os diversos fenômenos catastróficos já ocorridos em todo o mundo, como o furacão Katrina nos Estados