Aquecimento global
O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta, gerando sérias complicações como: furacões, secas, enchentes, extinção de milhares de animais e vegetais, derretimento dos pólos e vários outros problemas que o homem não tem condições de enfrentar ou controlar.
Existem várias evidências que a temperatura do planeta aumentou: os termômetros subiram cerca de 0,6ºC desde o meio do século XIX, o nível dos oceanos também subiu e as regiões glaciais do planeta estão diminuindo.
Causas do Aquecimento Global
As causas do aquecimento global são muito pesquisadas. Existe uma parcela da comunidade científica que atribui esse fenômeno como um processo natural, afirmando que o planeta Terra está numa fase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura consequência desse fenômeno.
Porém, acredita-se que a principal causa do aquecimento terrestre esteja relacionada às atividades humanas, pois são os humanos os responsáveis pela queima de gases combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral, gás natural e processos em nível industrial que acumulam na atmosfera os gases propícios ao Efeito Estufa.
Pesquisas apontam que a principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações metereológicas em todo o globo desde 1860. Os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000. (fonte IPCC). Para amenizar a situação do aquecimento global, em 1988 ocorreu em Toronto uma cidade canadense uma reunião com os líderes dos países que tinha como tema as mudanças climáticas, na reunião chegou-se a conclusão de que essas mudanças só tem impacto superado por uma guerra nuclear, desde então as reuniões foram acontecendo sempre com resultados e estudos sobre as modificações climáticas. Vindo a surgir em 1997 o Protocolo de Kyoto, essa convenção serviu para firmar o compromisso, por parte dos países