Aquecimento Global
Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.
“O mundo precisa se unir para enfrentar as mudanças climáticas. Não há muita contestação científica ao fato de que, caso não façamos nada, enfrentaremos ainda mais secas, fomes e deslocamentos populacionais que resultarão em décadas de mais conflitos.” — Barack Obama, presidente dos Estados Unidos. “Não há dúvida de que o sistema climático está ficando mais quente”, concluiu o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). O aumento global da temperatura confirma esse fato. O que os cientistas chamam de mudanças climáticas tem resultado em condições atmosféricas extremas no mundo inteiro, incluindo secas, forte precipitação atmosférica, ondas de calor e furacões. O que vai acontecer com o nosso planeta? Existe cura para ele?
Diagnóstico da Terra
Assim como no caso de um paciente hospitalizado, os sinais vitais da Terra estão sendo examinados de perto pelos cientistas que estudam o clima. Satélites monitoram o encolhimento das geleiras, estações meteorológicas registram as medições pluviométricas, bóias medem as temperaturas no fundo do oceano, aeronaves monitoram os níveis dos gases atmosféricos. Essa enorme quantidade de dados sobre o clima é introduzida em supercomputadores. Executam-se simulações do sistema climático com o objetivo de saber o que acontecerá daqui a décadas, até mesmo a séculos. O diagnóstico? Alguns acreditam que a atmosfera está sobrecarregada com gases de efeito estufa. Só em 2006, as emissões de dióxido de carbono no mundo “quase atingiram o número surpreendente de 32 bilhões de toneladas”, disse a revista Time. Assim como os painéis de vidro de uma estufa, esses gases retêm o calor da Terra, impedindo que ele escape para o espaço, dessa forma