Aquecimento global
Um assunto sério e que pode agravar ainda mais os vários conflitos políticos, que tem acontecido em muitos países, é a questão ambiental. A necessidade de utilização de fontes energéticas sustentáveis, por exemplo, está cada vez mais em pauta pois um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo é o aquecimento global.
A ação humana está reforçando o efeito estufa e provocando o aumento de temperatura da terra. De acordo com dados divulgados pela ONU em 2007, a temperatura média do planeta cresceu 0,7ºC durante o século XX. E ainda aumentara 0,4ºC em 20 anos.
Cientistas do mundo todo anunciam que o aquecimento global já esta provocando escassez de água potável, diminuição da área de cultivos, aumento da pobreza, doenças endêmicas, e extinção de espécies vegetais e animais. As nações entendem que a elevação da temperatura é um fato preocupante e que algo deve se r feito para minimizar suas conseqüências, no entanto há sérias divergências sobre como barrar o aquecimento global sem diminuir o desenvolvimento e o padrão de vida alcançado.
Para evitar não existe uma formula mágica, mas sim algumas atitudes sustentáveis que podem diminuir a intensidade dos efeitos que este fenômeno causa. Globalmente, o estudo estimou que novos métodos agrícolas evitam a emissão do equivalente a 590.000 milhões de toneladas de CO2. Isso significa 1/3 da produção total mundial de gases de efeito estufa desde 1850, ano freqüentemente citado como o início da Revolução Industrial no Ocidente.
Está mais do que na hora de cada um fazer a sua parte pois nós, provavelmente, não estaremos aqui daqui a cem anos, más nossos filhos, netos, a nossa geração futura vai estar, é hora da gente parar pra pensar se é esse mesmo o mundo (se é que vai existir mundo daqui a cem anos) que queremos deixar pra eles.