Aquecimento Global e Rela es Internacionais
No entanto, pela primeira vez a sociedade industrial deparou-se com condições completamente novas: a ação antrópica no meio ambiente está alterando o clima da terra. O efeito estufa é um fenômeno natural causado pela presença de gases na atmosfera, sendo o gás mais conhecido o dióxido de carbono (CO2) os quais formam uma barreira natural que impede a fuga das emissões de radiação da superfície terrestre. Ou seja, agem como se fossem uma estufa, mantendo a temperatura média da terra em 16ºC, aproximadamente. O problema surge em decorrência de um aumento da concentração desses gases na atmosfera, resultado de um aumento da ação antrópica no planeta.
A atual fonte de geração de energia adotada pelo sistema capitalista está baseada em fontes fósseis, como o carvão e o petróleo, que estão alterando o equilíbrio natural do clima da terra, intensificando o fenômeno. O CO2 é um dos principais gases de aquecimento antrópico, podendo ser emitido através dos atuais processos de industrialização, geração de energia, queimadas, desmatamento, etc. Sua concentração na atmosfera é a cada ano maior, o que nos leva a salientar que os gases do efeito estufa permanecem por mais de um século na atmosfera, intensificando ainda mais o aquecimento do planeta. Tal processo de emissão de gases de efeito estufa requer que os governantes mundiais adotem medidas que venham a beneficiar o clima da terra. Para tanto, faz-se necessário a introdução de novas pesquisas objetivando a ampliação das fontes de geração de energias renováveis, dentre elas, a eólica, a solar, das marés, etc.
As discussões que se colocam no cenário político internacional sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa e a mitigação das mudanças climáticas globais