Aquecimento de tubulações
APRESENTAÇÃO
Aquecimento de Tubulações
RESUMOS
1 Flanges
1.1 Definição e Aplicações
1.2 Tipos
2 Isolamento Térmico
3 Parafusos
Na indústria, é comum se trabalhar com fluidos que exigem aquecimento contínuo pois caso não houvesse esta fonte externa de calor, seria impossível operar plantas com estes fluidos. Geralmente, se aplicam este tipo de aquecimento externo em tubulações em que escoam fluidos muito viscosos, fluidos que são sólidos à temperatura ambiente, fluidos que contêm depósitos sólidos, ou até mesmo quando se deseja manter o fluido em determinados limites de temperatura.
Os principais sistemas de aquecimento utilizado são: Tubos de aquecimento externo paralelos Tubo de aquecimento enrolado externamente Tubo de aquecimento integral Tubo de aquecimento interno Camisa externa Aquecimento elétrico
1. Tubos de aquecimento externo paralelos
Este sistema consiste em tubos que estão envoltos à tubulação que se deseja aquecer através de arames de amarração. Geralmente, dentro dos tubos de aquecimento escoam fluidos com capacidade calorífica elevada para que haja uma troca térmica satisfatória, capaz de manter o fluido de interesse na temperatura desejada.
Figura 1. Tubos de aquecimento externo paralelos
1.1 VANTAGENS:
Baixo custo inicial;
Facilidade de manutenção;
Impossibilidade de contaminação do fluido circulante.
1.2 DESVANTAGENS:
Aquecimento irregular e de difícil controle;
Aquecimento inicial lento.
Muitas vezes, para elevar a capacidade de troca térmica, se utilizam massas de alto coeficiente de transmissão de calor preenchendo os espaços entre os tubos de aquecimento e o tubo a aquecer.
2. Tubo de aquecimento enrolado externamente
Neste arranjo, se faz passar uma tubulação em volta do tudo que se deseja aquecer, circulando-o. Devido à geometria do tubo de aquecimento, sua construção é muito mais difícil e cara do que os tubos em paralelo,