aquecimento de líquidos
Gabriela Brandão Oliveira nº10 7ºE
Balão de fundo plano : É mais utilizado para aquecimentos , podendo ser apoiado em superficies planas, nele são aquecidos líquidos e realizadas reaçãoes com libertação de gases .
Espátula : É um utensílio destinado a transferir pequenas porções de substâncias sólidas. As espátulas laboratoriais são úteis para retirar amostras de frascos pequenos e para a aplicação de culturas ou outras misturas em lâminas para visualização num microscópio. As espátulas também podem ser utilizadas para raspar restos de materiais biológicos ou precipitados e outros resíduos aderentes. A grande maioria das espátulas utilizadas em laboratório é resistente a ácidos, bases e outros agentes .
Filtro: É um objeto usado para transferências de líquidos de um recipiente para outro . Pode também ser usado para filtrações em laboratório, isto é , na separação das fases de misturas heterogêneas, quando usuda com um papel de filtro .
Lamparina : É um utensílio destinado a efectuar o aquecimento de sistemas de pequenas dimensões que requerem pouco calor. Consiste num reservatório, onde é colocado um líquido combustível, onde mergulha um cordão, por onde o líquido sobe por capilaridade, para ser queimado na outra extremidade (pavio).
A temperatura da chama de uma lamparina de laboratório depende grandemente do combustível líquido que é utilizado.
A queima de metanol (ou álcool metílico), por exemplo, produz uma chama menos quente do que a produzida através da queima de etanol (ou álcool etílico).
Vareta de vidro : É uma pequena vara cilíndrica feita de vidro utilizada para agitar ou para auxiliar em tranfererências de soluções .
Cápsula de porcelana : Empregada para a fusão de materiais sólidos e ceras. Apresenta paredes finas que não resistem ao atrito, não devendo ser utilizada na preparação de fórmulas farmacêuticas.
Gobelés : É um recipiente de vidro, em geral