Aquecimento de hemocomponentes
ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ENFERMEIRA FRANCISCA SAAVEDRA
AQUECIMENTOS DOS HEMOCOMPONENTES
MANAUS
2014
EQUIPE:
BRENDA NASCIMENTO
ERYCA WANESSA
ELIZETE RODRIGUES
ELSON GOMES
GICELLE MACIEL
LUZIANE ARAÚJO
MARICIELI MARTINS
SANDRA REGINA
AQUECIMENTO DE HEMOCOMPONENTES
MANAUS
2014
INTRODUÇÃO
O aquecimento de hemocomponentes serve para realizar o descongelamento dos hemocomponentes ou aquecimento,de forma a prevenir seus constituintes e garantindo assim a eficácia e a qualidade do hemocomponentes transfundido.
Para que isso aconteça existem técnicas, métodos e equipamentos especificos. Como em todo procedimento hemoterápico também é importante observar a sua indicação, armazenamento e formas de transporte para que não se perca as propriedades do hemocomponentes.
Nesse trabalho vamos estudar um pouco sobre esse tipo de procedimento.
SUMÁRIO
1. OBJETIVO
2. CONCEITO
3. CRITÉRIOS PARA O PROCEDIMENTO DE DESCONGELAMENTO
4. INSPEÇÃO QUANTO AO ASPECTO VISUAL
4.1 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
5. ADVERTÊNCIA
1. OBJETIVO
Realizar o descongelamento dos hemocomponentes criopreservados, de forma a preservar os seus constituintes, garantindo assim eficácia e a qualidade do hemocomponente transfundido.
2. CONCEITO
Aos hemocomponentes crio preservados – plasma fresco congelado e crioprecipitado. Alguns hemocomponentes quando produzidos, como é o caso do Plasma Fresco Congelado e do Crioprecipitado, precisam ser armazenados rapidamente a uma temperatura -20ºC (prazo máximo entre a produção e o congelamento do PFC não poderá exceder a 8 horas). A baixa temperatutra é responsável pela preservação das proteínas e dos fatores de coagulação presentes nestes hemocomponentes. É recomendável o aquecimento do hemocomponente nas seguintes