AQI- identificação dos cátions do grupo I
650 palavras
3 páginas
ObjetivosIdentificar a presença dos íons do primeiro grupo de cátions: Ag+, Hg2++, Pb++.
Fundamentação Teórica
Os cátions do primeiro grupo formam cloretos insolúveis, a partir de uma pequena adição de acido clorídrico. Embora tenham semelhanças, quanto a sua formação, em outras reações apresentam uma grande diversidade de comportamento. Depois que o grupo se precipita, é possível isolar e identificar os íons com maior facilidade. Para que ocorra a precipitação, as moléculas de água na camada de hidratação do cátion devem ser substituídas por ânions. As solubilidades dos cloretos de prata e de mercúrio (I) são muito baixas e podem ser precipitados, quase completamente. Já o cloreto de chumbo (II), é ligeiramente solúvel em água, sendo o mais solúvel entre os três cloretos desse grupo, por isso, o chumbo nunca é totalmente precipitado, a menos que a concentração do íon Pb++ seja elevada.
Ao adicionar ácido clorídrico ao Pb2+ forma-se o cloreto de chumbo, um precipitado branco em solução fria e não muito diluída. Ao elevar a temperatura à solubilidade triplica, sendo assim mais facilmente convertido ao menos solúvel e de um amarelo-brilhante cromato de chumbo. O resíduo resultante da extração com água quente pode ser cloreto de prata ou de mercúrio (I) ou uma mistura de ambos que se diferem na reação com amônia, o que torna possível a separação deles com este reagente. O cloreto de amônio é dissolvido na forma de um complexo de prata (I) com amônia, fracamente dissociado. Quando esta solução é acidificada com acido nítrico, a amônia se transforma no íon amônio que não reage com íon prata e o cloreto de prata precipita.
A amônia provoca uma desproporcionalidade do cloreto de mercúrio (I). Metade do mercúrio (I) é reduzida a mercúrio livre, onde apresenta à coloração preta, o que identifica a presença de mercúrio e a outra metade é oxidada a amidocloreto de mercúrio. Quando o mercúrio encontra-se presente em