Apuracao e análise de custos em uma industria
1.1 Custos e Despesas
Segundo Martins (2009, p. 25), custo pode ser considerado como:
Gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços. Porém nos cita ainda que seja no momento da utilização dos fatores de produção que o difere dos demais gastos. Sendo assim custos seriam materiais diretos ou indiretos (material consumido na produção), mão de obra direta e indireta de fabricação ou execução do serviço, e os demais gastos diretos e indiretos de fabricação.
Souza e Diehl (2009, p. 10) conceituam custo como “parte do gasto que se agrega ao produto, é a parcela do esforço produtivo que é transferida ao produto”.
Conforme Wenke (2004, p.11 e 12), “custos são gastos efetuados no processo de fabricação de bens ou prestação de serviços”.
Sendo assim, o grande detalhe em relação a custos é determinar sua origem como direto ou indireto, fixo ou variável, com isso ter a possibilidade da apuração do exercício.
Buscando embasamento teórico, Martins (2009, p. 48 e 49) nos define: Custos diretos com aqueles que podem ser diretamente apropriados aos produtos, tais como matéria prima, embalagens, mão de obra, energia elétrica, aluguel, salários da supervisão e custos indiretos como aqueles que não oferecem condições de uma medida objetivas, sendo que qualquer tentativa de alocação deverá se feita de maneira estimada.
Bruni e Famá (2009, p. 29) citam como custos indiretos “fatores que necessitam de aproximações, isto é algum critério de rateio, para serem atribuídos aos produtos”.
Além da classificação direta e indireta, podemos ainda separar esses custos como fixos e variáveis.
Podemos determinar custo fixo, um custo de valor determinado, independentemente de aumento ou diminuição naquele mês do volume elaborado de produtos.
Sendo assim, Bruni e Fama (2009, p. 30) nos complementam custos fixos:
Como custos que, em determinado período de tempo e em certa capacidade instalada, não variam, qualquer