apts rec. hum.
Centro de Educação a Distância
ATPS - Plano de Ação
Disciplina: Saude e Segurança no Trabalho
Tutora a Distancia Jurema Tussi Cunha
BAURU / SP
2013
ETAPA 1 PASSO 4
Podemos entender Segurança do Trabalho como o conjunto de medidas adotadas para minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. Sua área de participação é bem abrangente e possui participação ativa em muitos assuntos, como por exemplo, Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Proteção contra Incêndios e Explosões, Higiene do Trabalho, entre outros.
Uma equipe multidisciplinar compõe o quadro da área de Segurança do Trabalho de uma empresa e é composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, e Enfermeiro do Trabalho, profissionais que formam o SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os trabalhadores participam através da CIPA- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, cujo objetivo é a prevenção de acidentes decorrentes do trabalho, tornando compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador forma permanente.
No Brasil, a Segurança do Trabalho é definida por normas e leis e isto obriga a empresa a constituir uma equipe de segurança.
Se por um lado, existe a exigência, por outro, a empresa se organiza, aumenta sua produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho.
E existe todo este aparato justamente para prevenir o acidente de trabalho, que é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Equiparam-se aos acidentes de trabalho:
• O acidente ocorrido fora do local de trabalho na