aps
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
TEMA: “OBSERVAÇÃO DO FAZ-DE-CONTA”
OBJETIVOS
A atividade prática supervisionada proporciona ao discente, nesse caso, do curso de licenciatura em Pedagogia, maior contato com a teoria vista em sala; por meio da contextualização desta (através de dados registrados, conhecimento mais aprofundado, entre outros). Desta forma, o educador em formação é melhor preparado para atuar em sala de aula. Uma vez que, aprende e conhece aspectos teóricos. Da mesma maneira que, por meio de atividades práticas como esta, vivencia, participa e transforma o meio pedagógico e a sociedade em que atua.
JUSTIFICATIVA
Por meio de observação do comportamento da criança, em contexto escolar, durante o jogo “faz-de-conta”, pontuamos e descrevemos a forma pela qual faz-se o campo lúdico durante o ato de brincar, sendo este precursor do desenvolvimento da criança, enquanto ser social.
Abordamos a importância do brinquedo, do jogo e da brincadeira como suportes para a ação. Evidenciando que, conforme visto durantes as aulas da disciplina Jogos e brinquedos na infância, as brincadeiras lúdicas desenvolvem autoconhecimento, relacionamento interpessoal, desinibição e criatividades das crianças. Portanto, o brincar (principalmente em seu aspecto lúdico), deve ser visto como função principal e característico da infância.
DESENVOLVIMENTO
TEMA: OBSERVAÇÃO DO “FAZ-DE-CONTA”
PÚBLICO – ALVO: I Etapa da Educação Infantil
PERFIL DA TURMA: 2 a 3 anos
JOGO: “Faz de conta”
LOCAL DA OBSERVAÇÃO: CEI 48, Cajuru
DATA: 17/04/2015, período da tarde.
OBSERVAÇÃO DO FAZ DE CONTA
Nas brincadeiras de faz de conta a criança envolve-se no mundo dos adultos. Ela brinca usando situações do dia a dia começando, dessa forma, a entender o mundo, as suas responsabilidades e papéis na vida e vivenciando vários tipos de funções.
Nas brincadeiras de faz de conta a criança aprende a sentir-se no papel do outro. Ela experimenta diferentes atividades, às vezes mãe,