Aps
Camila Marin¹
Danielle Andrade²
Luciana Cechinato ³
Luiz Eduardo Webber
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a importância da tomada de decisão em relação aos três tipos de líderes bem como (os líderes Autoritário, Liberal e Democrático).
Sendo assim procura mostrar o que é ser um líder e as características que são necessárias para ser bem sucedido nas organizações. Expõem-se os estilos de liderança e as posturas que podem levar as organizações a serem bem ou mal sucedidas, assim comentando alguns conceitos julgados importantes desenvolvidos por alguns autores sobre Liderança e os comportamentos dos líderes para tomada de decisões.
Palavras-chave: Decisão. Líderes. Mercado
INTRODUÇÃO
Vivemos em uma era onde o mercado de trabalho não necessita mais de apenas um profissional especializado em cada área, mas sim um com qualificação melhor, que possa dominar vários conhecimentos além dos que lhe são atribuídos.
Nossa busca é por Um líder de ‘mente aberta’ que consiga encontrar a melhor solução dentre todas as adversidades que uma empresa passa nos dias atuais. Pensando nessa linha de raciocínio, ser um líder, quanto tomar uma decisão, se torna cada vez mais difícil, uma vez que ambas as possibilidades correm riscos de serem mal implantadas, porque os mesmos podem decidir o futuro das organizações.
Os lideres atuais tem de ter ser capazes de desenvolver estratégias para que as organizações possam vencer no mercado empresarial, sem a existência de um líder competente a estratégia sequer nasce. Um líder com diferencial pode transformar uma situação empresarial de ruim para boa, como pode fazer exatamente ao contrário se não estiver preparado. Percebe-se que as principais características que deve se encontrar em um líder para que este obtenha êxito na sua função são: inspiração, exemplos positivos, visão abrangente ou holística, e articulação, a partir destas premissas o líder tem capacidade de atuar no mercado desempenhando seu papel