APS
Curso: Direito Período: 1º Semestre: 1º/2015 Turma: B
Disciplina: Formação Geral - Professora: Tânia Danielle Vieira neto
Aluno(a):
1ª ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APSI)
RESUMO INFORMATIVO
TEXTO: O ATO DE LER E A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO
O ato de ler é muito significativo pois retrata uma das características essenciais ao homem: a comunicação por meio da palavra. Palavra essa que envolve contexto, autores, produção e leitores. Envolvendo todas essas variáveis não se pode tratar a leitura como um processo inerte, pois o autor escreve pensando no leitor, com sua bagagem interior diversificada. Portanto é a partir do leitor que se torna uma obra importante.
Sendo assim, o leitor se torna peça fundamental no ato da leitura, já que será ele que fará com que o texto funcione completamente. Um texto se torna completo, portanto, quando possui em plenitude aspectos linguísticos, semânticos e acima de tudo uma preocupação com o destinatário.
Segundo Bakhtin, o leitor se mostra importante em dois momentos:
- Na produção do texto, quando se pensa no público-alvo;
-Na leitura, quando se dá o sentido do texto.
O leitor crítico se forma quando o mesmo insere seus próprios pensamentos nos vazios e subtendidos existentes no texto.
A leitura deve ser tratada como meio social, onde se pratica o exercício da cidadania. Para esse tipo de leitura, é necessário que se haja desenvolvido aspecto crítico e opiniões formadas, pois a leitura disponibiliza muito mais que apenas a visão do autor, mas a possibilidade de se construir uma visão global de todo o texto.