Aps
Engenharia – Ciclo Básico
“ Atividades Práticas
Supervisionadas”
4º semestre - 2014.
Braço Hidráulico
Grupo: Amanda Paula Apolinário de Matos RA: B74BCI-5
Lorrane Gabriela Castro SoaresRA: B826CG-7
Wellington RA: B761CD-8
Turma: EC4B3
Introdução
Objetivo:
Construir um protótipo de braço mecânico que tenha a capacidade de movimentação na horizontal e vertical, com quatro movimentos diferentes.
Verificar a lei de Pascal, demonstrar o funcionamento do braço mecânico.
Introdução teórica:
Os princípios físicos que envolvem neste trabalho é a hidrostática, em particular, o principio de Pascal que mostra que num líquido a pressão se transmite igualmente em todas as direções.
“O acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido.”
Exemplo 1: Consideremos um líquido em equilíbrio colocado em um recipiente. Vamos supor que as pressões hidrostáticas nos pontos A e B sejam, respectivamente, 0,2 e 0,5 atm.
Se através de um êmbolo comprimir o líquido, produzindo uma pressão de 0,1 atm. Todos os pontos do líquido sofrerão o mesmo acréscimo depressão. Portanto os pontos A e B apresentarão pressões de 0,3 atm, e 0,6 atm, respectivamente.
As prensas hidráulicas em geral, sistemas multiplicadores de força, são construídos com base no Princípio de Pascal. Uma aplicação importante é encontrada nos freios hidráulicos usados em automóveis, caminhões, etc. Quando se exerce uma força no pedal, produz-se uma pressão que é transmitida integralmente para as rodas através de um líquido, no caso, o óleo.
As figuras seguintes esquematiza uma das aplicações práticas da prensa hidráulica: o elevador de automóveis usado nos postos de gasolina.
Pelo princípio de Pascal,
Sendo ∆p1 = ∆p2 e lembrando que ∆p = escrevemos:
Como A2 > A1, temos F2 > F1, ou seja, a intensidade da força é diretamente proporcional à área do tubo.
Desenvolvimento
Apresentação:
Este relatório apresenta as