aps psicanalise 200415

511 palavras 3 páginas
Viviane L. R. Amorim
4°P. Psicologia –UNIVALE
Abril/2015

APS – Conceito de Neurose Obsessiva
Entende-se que a neurose obsessiva é uma das psiconeuroses de defesa, pelo fato de ser resultante de uma ação “traumática” de experiências sexuais na vida infantil e se constitui um esforço de defesa contra qualquer representação e qualquer afeto oriundo de tais experiências e tendem a perpetuar o que elas tinham de incompatível com o eu. Freud, em seu texto sobre as neuroses, apresenta sua preocupação com tal problema e a partir de seus estudos sobre o tipo clínico Neurose Obsessiva, pode entender que o paciente que analisou gozava de boa saúde mental até o momento em que houve uma ocorrência de incompatibilidade em sua vida representativa – isto é, até que seu eu se confrontou com uma experiência, uma representação ou um sentimento que suscitaram um afeto tão aflitivo que o sujeito decidiu esquecê-lo, pois não confiava em sua capacidade de resolver a contradição entre a representação incompatível e seu eu por meio da atividade de pensamento.
O Caso “Homem dos Ratos” e a Neurose Obsessiva
Para responder a questão da neurose obsessiva, Freud se deteve a estudar um caso clínico em específico. Esse estudo pôde ser conhecido como caso “homem dos ratos”, em que tece algumas considerações sobre a neurose obsessiva. Seu protagonista é um jovem advogado que sofria de sintomas clássicos de neurose obsessiva, como ideias terríveis que sempre voltam e que requerem o cumprimento de certos rituais para que não se tornem realidade.
O paciente teme que coisas terríveis ocorram com seu pai e com uma dama venerada. Está submetido a impulsos obsessivos, como o de fazer mal à dama, que lhe ocorrem quando ela está ausente; mas estar longe dela lhe faz bem. Ele se impõe interdições e se atrasa em seus estudos de direito, pois apresenta inibições ligadas ao combate contra seus sintomas. Ele vem consultar Freud porque leu a “Psicopatologia da vida cotidiana”. Pode-se dizer que houve ali o

Relacionados