APS PRONTA 2
A IMPORTÂNCIA DA CINESIOTERAPIA NO TRATAMENTO DE LESÕES ESPORTIVAS
Atividade prática supervisionada apresentada à disciplina Cinesioterapia do curso de graduação em Fisioterapia, turno matutino, da Universidade Paulista.
Orientador: Prof. Esp. Fabrício Jácome Noronha
Goiânia
2014
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 4
2.CONCEITO DE CINESIOTERAPIA 5
3. LESÕES ESPORTIVAS 5
3.1 MODALIDADES ESPORTIVAS QUE MAIS PROVOCAM LESÕES 6
3.1.1Futebol 6
3.1.2 Tênis 7
3.1.3 Vôlei 8
4. IMPORTÂNCIA DA CINESIOTERAPIA DURANTE O TRATAMENTO DAS LESOES ESPORTIVAS 9
4.1Exercícios passivos 10
4.2 Exercícios ativos 11
4.3 Flexibilidade 11
4.4 Alongamento 12
4.5 Fortalecimento muscular 12
4.6 Exercícios proprioceptivos 13
5.CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
1. INTRODUÇÃO
As lesões esportivas sempre foram motivo de preocupação para a vida de um atleta, devido ao comprometimento em seu retorno à sua prática profissional. Sabe-se que qualquer atleta está susceptível a lesão, principalmente aqueles que não se atentam às medidas de prevenção, realizando seus treinos de maneira incorreta. Todas essas lesões são consequências de quedas, uma torção repentina ou um golpe no corpo. O futebol é o esporte onde há mais índices de lesões, mas além deste, essas lesões podem estar presentes no basquete, vôlei e futsal. Nesse contexto surge a fisioterapia que além de atuar de maneira preventiva, dispõe de técnicas cinesioterapêuticas no intuito de reabilitar tais pacientes.
O presente trabalho tem como objetivo retratar o conceito da cinesioterapia e como esta pode ser usada no tratamento e prevenção de lesões esportivas. Em relação ao tratamento será relatado os métodos de exercícios que serão necessários para a recuperação nos casos de lesões de ligamento cruzado anterior (LCA), ligamento cruzado posterior (LCP), lesão de manguito rotador e lesão do tendão calcâneo,