aps primeiro semestre
• Página 75
1) Qual a influência das ideias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?
R: O pensamento positivista tem como centro a ideia de que o homem é produto do seu meio social. Por outro lado, a teoria evolucionista de Darwin tem como um de seus alicerces a hipótese da seleção natural: as espécies que existem hoje são aquelas que melhor se adaptaram ao meio ambiente em que viviam. E as espécies foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos mais aptos através das eras. Assim, tanto em um caso quanto no outro, o meio é o protagonista principal.
2) Como a ideia evolucionista da biologia transposta para as ciências sociais condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não europeias com as quais entraram em contato a partir do expansionismo imperialista?
R: As sociedades mais simples e de tecnologia menos avançada deveriam evoluir em direção a níveis de maior complexidade e progresso na escala da evolução social, até a tingir o topo, (a sociedade industrial europeia). Pensavam que existiam sociedades mais evoluídas que outras, que eles eram raças superiores, em razão disso escravizavam os outros especialmente os negros. As sociedades não europeias eram vistas pelos europeus como fósseis-vivos. Era preciso fazer com que essas civilizações evoluíssem para chegar ao patamar europeu. Aqueles que não se comportavam “civilizadamente como os europeus” eram considerados primitivos. Pensavam que existiam sociedades mais evoluídas que outras, que eles eram raças superiores, em razão disso escravizavam os outros especialmente os negros.
3) Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?
R: Os movimentos eram o dinâmico e o estático. O dinâmico seria responsável por levar as sociedades do estagio inferior para o estágio superior, com a evolução mais simples, transformando as sociedades. O estático era responsável pela preservação dos elementos responsáveis para