APS PONTES
RA
Iago Goulart de Carvalho
B056240
Turma
7Q
Trabalho de Curso apresentado à disciplina Atividades práticas supervisionadas (APS), do Curso de Engenharia Civil, como requisito à atividade avaliativa da disciplina. Professor Frederico Silveira Madani.
PONTES
1. INTRODUÇÃO
A palavra Ponte provém do Latim Pons que por sua vez descende do
Etrusco Pont, que significa "estrada", é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados.
“Segundo o contido na WIKIPEDIA – enciclopédia livre pode afirmar que as pontes também chamadas de viadutos quando construída sobre um meio seco tem a finalidade de permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis,comboios, canalizações ou condutas de água (aquedutos)."
Quando é construída sobre um curso de água, o seu tabuleiro é frequentemente situado a altura calculada de forma a possibilitar a passagem de embarcações com segurança sob a sua estrutura. Quando construída sobre um meio seco costuma-se chamar pontes de viaduto como uma forma de apelidar pontes em meios urbanos. Do contrario não pode ser usado já que um viaduto é uma ponte que visa não interromper o fluxo rodoviário ou ferroviário, mantendo a continuidade da via de comunicação quando esta se depara e têm que transpor um obstáculo natural constituído por depressão do terreno (estradas, ruas, acidentes geográficos, etc.), cruzamentos e outros sem que este seja obstruído.
Viadutos são muito comuns em grandes metrópoles, onde o intenso tráfego de veículos normalmente de grandes avenidas ou vias expressas não podem ser ligeiramente interrompidos. Além de cidades que possuem muitos acidentes geográficos, onde o viaduto serve para ligar dois pontos mais altos de uma determinada região e relevo.
Nos ultimos anos houve um aumento consideravel nas construções de pontes e viadutos, exigindo cada vez mais a busca de novas tecnologias de construção de projeto. Tornando-se necessário portanto, um maior conhecimento dos