Aps ponte
O desejo do homem de evoluir e criar os leva cada vez mais além, isso hoje é um dos grandes fatores pelos quais se constrói pontes, juntamente associado com a necessidade de locomoção e até mesmo na antiguidade para a entrega de mensagens. É uma construção que permite interligar pontos inacessíveis, separados por rios, vales, entre outros obstáculos, sendo útil na procura de abrigo e sustento. Quando não havendo água na parte inferior é chamado de Viaduto, sendo confundido muitas vezes com as pontes pela sua arquitetura.
As pontes são umas das estruturas mais antigas desenvolvida pelo homem , que copiou os incidentes da própria natureza. Esta é uma parte da história da qual podemos citar para explicar o porquê da invenção até a sua evolução. Essas pontes são um exemplo de inovação em engenharia mesmo sem dispor ainda do conhecimento, o homem passou a imitar as casualidades da própria natureza, explorando-a desta forma cada vez mais, aproveitando de todo os seus materiais naturais.
Existiam pontes muito antes de existirem engenheiros, como citado imitando a própria natureza, sendo aperfeiçoada cada vez mais por necessidades, pela evolução tecnológica e também por estética, já que se tornaram famosas algumas de suas construções, devido a sua arquitetura, que leva a arte e a cultura de cada lugar. Tendo sido construída até mesmo catedrais dentro de sua arquitetura. A partir destes fatos as pontes foram evoluindo de acordo com o desenvolvimento e crescimento da população e suas novas técnicas.
E o tempo tornou as pontes mais arrojadas, tornando-as não apenas estruturas de deslocamento, mas também um marco na historia de cada local. Desta forma elas passaram a ser cada vez mais úteis, sendo também essencial para o crescimento econômico. Na Evolução Industrial devido ao crescimento acelerado as pontes tiveram que ser aprimoradas, pois necessitavam cada vez mais suportar maiores cargas, sendo sempre de acordo