Aps- Ponte de macarrão
Este trabalho trata-se do projeto, construção e ensaio destrutivo de uma ponte de macarrão que vença um vão livre de 100 cm, para isso utilizamos macarrão do tipo Barilla espaguete número 7 e colas, conforme especificado no regulamento da competição. A ponte será dimensionada de modo que atinja o melhor resultado
(quociente entre a máxima massa suportada pela ponte antes da ruptura e a massa da mesma).
Breve histórico sobre pontes
Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais.
A partir de 1750, começa a era da produção industrial, das máquinas e da energia a vapor e tudo isso é representado também na arquitetura. As construções definitivamente passam a ser voltadas à praticidade, rapidez e economia de tempo e dinheiro, deste modo construir pontes para transpor vales e rios era essencial para fazer a economia acelerar. Modelos foram construídos em arco, utilizando o ferro, tornando-se a referência da época a partir de 1779, quando foi construída a
Ironbridge (ponte de ferro), em Coalbrookdale, Inglaterra, eliminando a necessidade de utilizar balsas para cruzar o Rio Severn, o que custava muito tempo às indústrias da região.
OBJETIVOS
A APS - Atividades Práticas Supervisionadas - do 4º Semestre teve como tema: “Ponte de Macarrão”, seu objetivo foi de realizar a construção de uma a partir de espaguete e cola de acordo com um conjunto de regras, e medidas préestabelecidas pela Universidade. A ponte passará por um ensaio destrutivo em forma de competição, determinando a ponte mais resistente e vencedora. Esse trabalho tem como finalidade utilizar-se da competição como forma de motivar os alunos a empregar o conhecimento obtido em sala de aula na prática, relacionando a ciência e a tecnologia com o cotidiano dos alunos.
PASSO A PASSO
Material Utilizado
Utilizamos macarrão do tipo Barilla espaguete número 7 e