APS ll
Neste semestre abordaremos o tema: Logística empresarial. A logística teve seu inicio ligado às operações militares, quando os generais necessitavam ter sob suas ordens equipes que se deslocassem na hora certa, e que cuidassem do estoque de munição e equipamentos. Segundo PIRES (2004), até pouco tempo a logística tinha uma posição secundária nas empresas, sendo responsável apenas pela expedição de produtos ou pela contratação das transportadoras. Hoje se sabe que a logística vai muito além. Ballou (2009) afirma que:
A logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. (BALLOU, 2009, p. 17)
A logística na atualidade faz parte das disciplinas que atuam na alta administração das empresas, incluindo toda a parte de movimentação de produtos e informações em toda a cadeia de suprimento, por isso é de fundamental importância que empresários e administradores busquem cada vez mais o aprimoramento nesse setor.
A melhor compreensão da necessidade de coordenar suprimentos, produção, embalagem, transporte, comercialização, finanças, e outros trazem para as organizações que conseguem obter eficiência na cadeia logística uma grande vantagem competitiva sobre as demais, pois ações de logística sempre existiram nas empresas, elas estão presentes o tempo todo dentro e fora das organizações, mas um profissional preparado para atuar especificamente nessa área ainda é novidade. Indústrias de qualquer setor precisam integrar atividades básicas dos processos logísticos, como, transporte, movimentação de carga, armazenagem e gerenciamento da cadeia de suprimentos. E daí nos vem a pergunta: Por que as empresas e as pessoas ainda não vêem a extrema importância da logística?
Alguns empresários, administradores e donos de