aps economia
Priscila Oliveira
Silvana Nicolini
Thaís Cristine Miranda
VARIAÇÕES DE ÍNDICES ECONÔMICOS
Relatório da Atividade Prática Supervisionada apresentado à Faculdade da Serra Gaúcha – FSG, como parte das exigências do Curso de Ciências Contábeis para aprovação na disciplina de Economia.
Prof. Kadígia Facchin.
Caxias do Sul
2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como foco principal uma análise financeira, por meio do estudo dos indicadores econômicos e como eles influenciam diretamente no processo decisório dentro de uma determinada empresa.
Como parte principal, podemos citar as taxas de juros que têm o papel mais importante no movimento dos preços das moedas no mercado de câmbio, visto que são as instituições que estabelecem as taxas de juros, os bancos centrais são os atores mais influentes.
Além disso, ao analisarmos as variações destes índices, enriquecemos o curso de contabilidade tornando-o mais dinâmico e fiel a realidade da economia atual, facilitando o aprendizado e a assimilação de conceitos fundamentais para um aprofundamento mais amplo em economia.
Essa análise é fundamental para a empresa conhecer sua situação e tomar medidas de forma a sanar as dificuldades, promovendo um crescimento maior. Também é fundamental para que acionistas, investidores, governo, clientes e fornecedores conheçam financeiramente a empresa. (GOMES, José Henrique Freitas, Itajubá, junho 2006)
INDICADORES ECONÔMICOS
Índice de Preços ao Consumidor Amplo
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi criado com o objetivo de oferecer a variação dos preços no comércio para o público final. O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país.
É utilizado pelo Banco Central como medidor oficial da inflação do país. O governo usa o IPCA como referência para verificar se a meta estabelecida para a inflação está