Aps direito tradição e modernidade os desafios da justiça diante do desenvolvimento tecnológico e de um mundo globalizado
O atual processo de transformação da sociedade, resultado da globalização, se mostra cada vez mais complexo e envolve inúmeras circunstâncias nas mais diferentes áreas do conhecimento humano, com consequências em diversos setores da vida social.
A internacionalização dos mercados, ocupadas pelas empresas e organismos transnacionais criados a partir de uma evolução histórica que passa pelo avanço técnico-científico da denominada "sociedade informacional" que vem em substituição a sociedade industrial (superação do modelo "fordista"), trouxe novos fatores de produção, de competitividade e de inovação contínua. Com isso, cada vez mais ocorre uma pressão sobre os Estados para que haja uma natural alteração de paradigmas que possam favorecer esta nova ordem econômica mundial.
Constata-se que os governos não são os principais articuladores do mercado globalizado, pelo contrário, este na verdade passou a ser o grande estruturador do sistema capitalista, impondo reflexos na vida social da população de todo o mundo e sobrepondo a existência de fronteiras.
Os efeitos da globalização com a célere troca de informações, de bens, de serviços e mercadorias mediante o rompimento das fronteiras geográficas, onde praticamente passou a ocorrer uma relação direta entre todas as nações, sejam de primeiro ou terceiro mundo, expôs a dificuldade de atuação do Estado em responder às demandas sociais, uma vez que a política é ditada pelo mercado. Este mercado, é uma verdadeira ideologia, um símbolo que tem como atores empresas globais muitas vezes sem preocupações éticas ou finalísticas.
O Direito que não só envolvem cultura, política, economia, vida social, mas também outros como cidadania, povo, poder e Estado, é modificado diante da formação e expansão da sociedade mundial, onde aspectos da globalização influenciam diretamente nas relações políticas e