Aps Daiane Dos Reis
VÍNCULO AFETIVO MÃE -BEBE NA GESTAÇÃO Daiane dos Reis
Curso de Psicologia da Faculdade da Serra Gaúcha.
Professor Supervisor da APS
Me. Maria Marta Só Vargas de Oliveira
Resumo
O período da gravidez pode ser considerado uma das mais importantes etapas do desenvolvimento da mulher. Este artigo, de pesquisa bibliográfica, objetiva verificar como as mulheres grávidas estabelecem e vivenciam a construção do vínculo afetivo com o bebê, no período gestacional.
Palavras-chave:
Mãe. Afetivo. Gestação.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho visa compreender como as mulheres grávidas constroem o vínculo afetivo com o bebê e busca entender como os momentos iniciais para a formação deste vínculo considerando neste sentido o período da gestação.
O vínculo afetivo é essencial para a construção da vida psíquica do ser humano e é a partir desse vínculo que o bebê experimenta e vivência o mundo, a mãe é quem apresenta o mundo ao bebê, e é com isso que a criança irá construir a base para seus vínculos no decorrer de sua vida. A atitude emocional da mãe orienta o bebê configurando qualidade de vida e experiência ,servindo como organizador da sua vida psíquica, por possibilitar identificações que poderão influenciar seu desenvolvimento (Spitz, 1996; Klaus, Kennel e Klaus, 2000; Maldonado, 2000).
Nesta perspectiva é fundamental compreender o período da gestação e a formação do vínculo mãe-bebê. O momento da gravidez é considerado uma das etapas do desenvolvimento da mulher de extrema relevância e, por isso, necessita adaptações, reajustes biológicos, psicológicos e sociais da mesma.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
O vínculo estabelecido pela mãe com o bebê durante a gravidez tem sido considerado muito importante para a relação que a díade estabelecerá nos primeiros meses de vida (Shin, Park, & Kim, 2006). Fatores fisiológicos, psicológicos e sociais, além do próprio comportamento do bebê nos últimos meses da gestação, interferem na