APS Corros o
CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM MECÂNICA
BATMAN
ROBOCOP GAY
LUIZ WINNIKES
PAULA TEJANDO
JACINTO PINTO
CORROSÃO
CURITIBA
2015
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos sobre um assunto bem conhecido no ramo da mecânica, o qual acarreta diversos problemas no funcionamento de componentes mecânicos, a corrosão.
A definição de corrosão por Vicente Gentil é a seguinte: “Deterioração de um material, geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica do meio ambiente aliada ou não a esforços mecânicos. A deterioração causada pela interação físicoquímica entre o material o seu meio operacional representa alterações prejudiciais indesejáveis, sofridas pelo material, tais como desgaste, variações químicas ou modificações estruturais, tornando-o inadequado para o uso.”
Como a definição já diz, a corrosão é um problema indesejável que causa disfunção de sistemas mecânicos pela danificação em seus componentes.
Dificilmente é encontrado materiais os quais nunca serão submetidos a problemas provenientes da corrosão, como é o caso do aço, componente principal que será abordado. 2. IMPORTÂNCIA
A corrosão possui grande responsabilidade de catástrofes na história, como diversos casos aonde houveram mortes por falta de planejamento de uma possível falha deste problema, além de provocar perdas de lucros diretas e indiretas, expor a segurança dos transeuntes de determinados locais, entre outros.
Alguns exemplos desses casos citados acima:
● LUCROS
○ Perda direta
■ Custos de substituição de componentes mecânicos, como tubulações, após um período de tempo devido a implicações em seu funcionamento.
■ Custos e manutenção de processos de proteção (proteção catódica, recobrimento, pinturas, etc.)
○ Perda indireta
■ Paralisações acidentais tais como: limpeza de permutadores de calor; substituição de tubos (porém, prejuízo causado pela parada da produção devido à manutenção)
■ Perdas de produto, como vazamentos de tubulações.
■ Contaminação de