aps administração
Organização é tudo que engloba os processos da nossa vida, segundo Amitai Etzioni, considerado um dos criadores da Teoria Estruturalista.
“A nossa sociedade é uma sociedade de organizações. Nascemos em organizações, somos educados por organizações, e quase todos nós passamos a vida a trabalhar para organizações. Passamos muitas de nossas horas de lazer a pagar, a jogar e a rezar em organizações. Quase todos nós morremos numa organização, e (...)” (Etzioni, Organizações Modernas.p.7).
Isso nos dá a devida dimensão da importância das organizações para a existência do ser humano. Numa empresa a organização também é essencial, pois é através dela que será definida uma estrutura que seja compatível com os propósitos da empresa. A organização possui vários modelos de estruturas que devem ser analisadas pelo administrador para aplicar a que melhor se adequa as necessidades da empresa.
No presente trabalho citaremos alguns modelos de estruturas.
Estrutura funcional: onde é aplicada o principio da especialização das funções, ou seja, tem como principal objetivo a função e especialidade de cada individuo dentro da organização, essa estrutura é mais conveniente em ambientes estáveis, pouco dinâmicos.
Estrutura divisional: é utilizada quando a empresa está se desenvolvendo em tamanho e complexidade, inicia se então um processo de diversificação de produtos, tecnologias explorando outros mercados, tornando-se necessário, na maioria das vezes promover uma adaptação na sua configuração organizacional.
Estrutura geográfica: utilizada por empresas territorialmente dispersas. Baseia-se no principio de que todas as atividades que se realizam em um determinado local devem ser agrupadas e colocadas sob as ordens de um executivo.
Estrutura matricial: é a sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização sobre a mesma pessoa geralmente uma fusão entre estrutura funcional e por projetos.
Podemos citar os componentes da estrutura organizacional,