APS 3 SEMESTRE CC
O método de ordenação insertion sort e o mais rápido entre os métodos (Bubble Sort, Selection Sort, Insertion Sort).
A principal característica deste método em ordenar um conjunto de elementos, utilizando um subconjunto ordenado localizada em seu início, e em cada interação acrescentamos a este subconjunto do conjunto mais um elemento, até que atingimos o último elemento assim com que se torne ordenado.
Método.
O método considera-se o vetor a ordenar como um vetor dividido em dois sub vetores (esquerdo e direito), como o da esquerda ordenado e o da direita desordenado. Os elementos são retirados um de cada vez do sub vetor da direita, e move-se esse elemento para o sub vetor da esquerda, inserindo na posição correta por formar a manter o sub vetor da esquerda ordenado, terminando o processo quando o sub vetor da direita ficar vazio.
Eficácia.
O tempo gasto para executar o algoritmo depende do valor de entrada. Além disso, podem ocorrer diferença no tempo para ordenar duas sequências de entrada de mesmo tamanho dependendo do quanto elas já estão ordenadas.
Bubble Sort
O Bubble Sort e um algoritmo de ordenação dos mais simples, a ideia é percorrer o vetor diversas vezes, a cada passagem fazendo flutuar para o topo o maior elemento de sequência. Esse movimento lembra a forma como as bolhas em um taque de água procuram seu próprio nível, e disso que vem o nome do algoritmo. Método.
O algoritmo Bubble Sort percorre todo o vetor diversas vezes, por isso, não é recomendado o uso dele para aplicações que requerem velocidade ou trabalhem com uma grande quantidade de dados. Como exemplo, vamos ordenar um vetor em ordem crescente composto pelos elementos {8, 9, 3, 5, 1}.
O algoritmo inicia comparando a primeira posição do vetor, que tem o elemento 8, com a segunda posição do vetor que tem o elemento 9.
Como o elemento 8 é menor que o elemento 9, não há troca de posição. {8, 9, 3, 5, 1}
Na próxima iteração, compara-se a segunda posição do vetor, que tem o