aps 2/3 semestre
ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO DE DADOS:
DESENVOLVIMENTO E PERFORMANCES
SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO
1. Introdução 03
2. Referenciais 04
3. Aplicações nos algoritmos 06
3.1. O método Bubble Sort
3.2. Aplicação com Selection Sort
3.3. Insection Sort
4. Resultados e Discussão 18
4.1. Bubble Sort
4.2. Insertion Sort
4.3. Selection Sort
4.4. Comparações entre os vetores
5. Considerações Finais 27
6. Bibliografia 28
7. Códigos 30
1. Introdução
Com o passar dos anos as pessoas criaram a necessidade de armazenar os mais diversos tipos de informações, sejam elas listas, cadastros, tabelas, etc., e essa necessidade cresceu ainda mais. Porém, antigamente, estes conjuntos de dados, sejam eles quais forem, eram armazenados de forma física, ou seja, em pastas, papéis, ocupando muito espaço e levando mais tempo para serem registrados. Com o progresso da tecnologia, mais precisamente da informática, as formas de armazenamento dessas informações de tornou muito mais facilitado, rápido, seguro e extremamente eficiente.
Neste trabalho temos como objetivo mostrar e discutir alguns dos métodos utilizados para armazenar e ordenar estes dados e posteriormente traçar uma comparação para decidir qual deles é mais eficiente em cada caso.
Estes procedimentos são divididos em dois grupos distintos, os algoritmos de ordenação eficientes e os algoritmos elementares que serão apresentados neste trabalho.
O Bubble Sort pode ser destacado como um algoritmo elementar. Ele usa um método bem simples, que percorre o vetor várias vezes fazendo com que em cada uma dessas passagens o dado de maior valor vá para o final. Outro algoritmo é o Insert Sort, que lê o vetor no sentido da esquerda para a direita, fazendo com que os dados da esquerda fiquem ordenados. Existe também o Selection Sort, sendo que neste, o vetor é percorrido várias