aps 1 sem adm unip
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO OU CIÊNCIAS CONTÁBEIS
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SANTOS
2012
PANORAMA ORGANIZACIONAL
FISK
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 2º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação do Prof. Pedro Mahfuz Junior.
SANTOS
2012
Introdução
Este artigo aborda inicialmente a administração em algumas teorias relacionadas ao assunto e tem como parte do seu objetivo também propor novos fundamentos administrativos na filial da empresa Fisk situada na av. Conselheiro Nébias. Traz consigo uma prévia pesquisa bibliográfica e possíveis implementações para desenvolvimento da eficácia da empresa baseando-se nas adaptações da teoria das relações humanas.
A administração consiste em interpretar os objetivos globais propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional global por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir objetivos da melhor maneira possível. Nesse contexto, as organizações são unidades sociais ou agrupamentos humanos intencionalmente construídos e reconstruídos que funcionam como um sistema, cada parte pode ser um órgão, departamento ou subsistema especializado em alguma determinada atividade, porém parte integrante de um sistema maior que é estruturado pela administração, ou seja, a administração é o processo de planejamento, organizar, dirigir e controlar a aplicação das competências e o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz em uma organização.
Nesta perspectiva, o planejamento é o processo de estabelecer objetivos e o curso de ação apropriado para o futuro.