O lider segundo Max Weber
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
ACADÊMICAS: PATRICIA COLPO
BÁRBARA
CIDA
ANE
GRAZI
2011
Resumo
O estudo da liderança deve passar obrigatoriamente pelos conceitos de dominação desenvolvidos por Max Weber.
Weber define a dominação como oportunidade de encontrar uma pessoa determinada que esteja pronta a obedecer, pois a dominação se faz necessária para se manter em ordem a sociedade e tudo que gira em torno dela, podendo ter seu fundamento em diversos motivos de submissão:
1) pela consideração racional de vantagens e desvantagens por parte daqueles que obedecem; independente da opinião ou da vontade do indivíduo ele exerce racionalmente a obediência ao seu superior.
2) pode depender de um mero “costume”, o que representa um hábito cego de um comportamento inveterado; O indivíduo se vê acostumado a ter um mesmo comportamento repetidamente, sem percepção.
3) pode ter seu fundamento no puro afeto, consistindo na mera inclinação pessoal do dominado. O subordinado realiza as tarefas com prazer.
Nessa relação entre dominantes e dominados, devem ser consideradas as relações de legitimidade, quando o grupo ou sociedade, aceita o que foi determinado que de forma totalmente pura são três: a dominação legal, a dominação tradicional e a dominação carismática.
Weber apresenta a idéia de que “qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente no que diz respeito à sua forma.” Nesse tipo de dominação, estatui-se uma autoridade baseada em regras e normas, estabelecidas e conhecidas pelos que fazem parte da organização.
A dominação legal tem como idéia base a existência de um estatuto que pode criar e modificar normas, desde que seu processo (forma) esteja previamente estabelecido. Portanto, constitui uma relação desprovida de sentimentos, ou seja, baseia-se unicamente no