Trabalho Banco de Dados
1. Defina os seguintes termos: relacionamento É_UM, especialização, generalização, categoria, atributos específicos.
Relacionamento É_UM: É um relacionamento classe/subclasse quem tem esse nome E_UM por causa da forma que nos referimos ao conceito. Dizemos por ex: “Uma SECRETARIA é um
EMPREGADO” ou “Um TECNICO é um EMPREGADO”, e assim por diante.
Generalização é o processo de abstração em que vários tipos de entidade são agrupados em uma única entidade genérica, que mantém as propriedades comuns.
Especialização é o processo inverso a Generalização, novas entidades especializadas são criadas, com atributos que acrescentam detalhes a entidade genérica existente.
Atributos são as características próprias que se relacionam entre si e possuem valor ou seja uma propriedade que descreve uma característica particular de uma entidade.
Categoria: É um tipo de união usado para representar uma coleção de objetos correspondente à união de objetos de diferentes tipos de entidades.
2. Discuta o mecanismo de herança de atributo/relacionamento. De que forma ele é útil?
Os atributos dos conjuntos de entidades de nível superior (genérico) são herdados pelos conjuntos de entidades de nível inferior (específicos). Em geral, atributos usados como critério não são herdados pelos CEs específicos. Numa hierarquia de especialização, os conjuntos de entidades específicos participam de todos os relacionamentos definidos para o CE genérico. A Herança de propriedades (atributos e relacionamentos) se propaga em todos os níveis de uma hierarquia de especialização. Ele é útil porque um mesmo conjunto de entidades participa como conjunto de entidades específico em mais de uma ocorrência da Abstração de Generalização e um mesmo conjunto de entidades possui mais de um supertipo “direto”.
3. Discuta as especializações definidas pelo usuário e definidas por atributo, e identifique as diferenças entre duas.
Definida por usuário: na inserção de