Aprovisionamento Manual Básico
E
GESTÃO DE STOCKS
Pág. 1
APROVISIONAMENTO E GESTÃO DE STOCKS
NOÇÃO DE APROVISIONAMENTO
O Aprovisionamento consiste num conjunto de actividades que possibilitam colocar à disposição da empresa todos os bens e os serviços de que necessita para exercer regularmente a sua actividade, na quantidade e qualidade necessárias, atempadamente e ao menor custo.
As Empresas Industriais têm necessidade de um controlo sob as compras. Dentro desta função, não existe apenas a função de comprar, existe também a de gerir o stock, de modo a ter matérias-primas em armazém, para que a empresa possa trabalhar continuamente. Temos que ter layout nos armazéns, ou seja: uma forma de gerir e organizar os armazéns.
As empresas precisam de ter regras para gerir os armazéns. Uma delas é a localização geográfica face à empresa. Hoje em dia, pode ser a partir de uma única sala que se faz este aprovisionamento e gestão, é o caso da Lever e das Cervejeiras.
A função de aprovisionamento abrange 2 grandes áreas: as compras e gestão de stocks.
Uma das formas de reduzir os custos, é comprar bem e para isso terá que verificar quem faz os melhores preços e calcular os stocks mínimos aconselháveis para que não falte produto à empresa, mas por outro lado que não esteja armazenado a mais.
Cabe ainda ao serviço de compras, indicar à produção produtos alternativos àquele que deixou de ser produzido ou que acabou. O serviço de compras deve estar perfeitamente integrado na empresa, de forma a não privilegiar uns e a negligenciar outros.
O que é que o serviço de compras faz, quando lhe é pedido para comprar algo, nunca antes solicitado?
Terá que pedir informações aos seus fornecedores, caso contrário, terá que ir à prospecção directa, isto é, vai ao mercado e compra, se tiver poder para tal, se não, dirige-se à administração e propõe a sua compra. SÃO ELEMENTOS ESSENCIAIS DO APROVISIONAMENTO:
1. A determinação da quantidade de bens e serviços a adquirir, o