aproveitamento de rejeitos da mineração
Curso Técnico em Meio Ambiente
APROVEITAMENTO DE REJEITOS NA MINERAÇÃO
Karina Paula de Oliveira
Rio de Janeiro- RJ
1.Objetivo Estudar o aproveitamento de rejeitos na mineração, visando à obtenção de subprodutos de valor econômico e matéria-prima para diferentes setores industriais. Avaliar os benefícios econômicos e ambientais associados ao aproveitamento do rejeito na mineração.
2.Introdução
A mineração é sem dúvida um setor importante no desenvolvimento global.
Entretanto, uma grande quantidade de rejeito é produzida nos processos de beneficiamento mineral.
Nos últimos anos, devido à escassez de jazidas com elevados teores e uma maior demanda de recursos minerais, o aproveitamento de rejeitos de mineração tem se intensificado em todo o mundo. A partir de estudos mineralógicos mais detalhados e da descoberta de novas rotas de processamento mineral, pode-se recuperar frações minerais das barragens de rejeitos, principalmente aquelas provenientes da mineração de metais, ou dar uma nova destinação a materiais antes descartados, no caso de rochas para fins ornamentais.
Um aspecto importante resultante destas ações é a redução dos impactos ambientais gerados pela mineração, seja pela redução do volume dos rejeitos, pelos benefícios financeiros gerados na venda desse rejeito como subproduto e matéria prima para diferentes setores industriais ou pela conscientização ambiental através da reutilização destes materiais.
3. Desenvolvimento
Todo o ciclo de vida de um mineral pode dar origem à geração de resíduos e impactos ambientais, desde a extração, transporte, produção e consumo de bens e serviços, até a disposição final de resíduos. Cada fase apresenta os seus próprios desafios ambientais, afetando diferentes localidades. Por exemplo, o minério de ferro extraído na Austrália Ocidental pode ser convertido em aço na Coréia usando carvão extraído na