Aprofundamento Sobre Diabetes Melitus
Na pesquisa científica é de vital importância a adoção de uma Lei, que é uma regra fundamentada em algum fenômeno regular, algo que generaliza o processo além da limitadas observações. Mas a lei no processo científico não tem o poder de impor que um fenômeno deve sempre seguir seus dizeres, pelo contrário, a lei cientifica deriva da validade da observação da ocorrência sempre regular e persistente de um fenômeno, estabelecendo uma relação de causa e efeito associada ao mesmo e afirmando que é provável que todos eventos relacionados venham a concordar com os resultados anteriores.
Para tentar prever com exatidão os fenômenos no evento observado é utilizada uma Teoria, sendo um sistema organizado de ideias e conceitos que explicam um conjunto de fenômenos que podem ser testados em um ou mais experimentos reprodutíveis que a sustente. Uma Teoria Científica é o maior grau de comprovação que uma hipótese pode alcançar, podendo ser considerada o conhecimento mais seguro sobre o tema que se trata.
O Método Cientifico possibilita uma investigação cientifica com uma abordagem objetiva e padronizada na condução de experiências, além de obter maior confiabilidade dos resultados obtidos. O Método Cientifico abrange todos os itens tratados anteriormente (observação, Leis e Teoria) e desenvolve um roteiro a ser seguido pelo pesquisador visando a imparcialidade durante o processo.