Apresentação
Isaac Asimov :
Nasceu na Rússia em 1920.
Foi professor de Bioquímica e presidente da Sociedade Humanista Americana
Começou a escrever livros de ficção científica aos 11 anos
Até agora publicou mais de 500 livros sobre Ciência, Antiguidade Romana e Grega e Religião.
Então, Viúvos Negros porquê?
O autor foi convidado para publicar contos para uma revista. Enquanto pensava no enredo da história foi visitar um ator seu amigo que lhe disse que lhe tinham roubado qualquer coisa do apartamento, mas não sabia o que era. Achou que seria um bom assunto para tratar num livro, mas faltava-lhe qualquer coisa. Então, lembrou-se de uma lenda onde um grupo de amigos tinha fundado um clube chamado TDS. O clube era estritamente masculino. O propósito do clube era organizar um jantar uma vez por mês, onde as mulheres não podiam participar. Cada encontro era organizado por dois voluntários (os anfitriões), em que ambos podiam levar um convidado, que depois da refeição seria sujeito a interrogatório sobre os seus interesses, hobbies, etc. O autor chamou ao seu clube Os viúvos Negros e este era formado por seis pessoas e o empregado de mesa.
Estava assim pensado o título e o enredo da história. Juntavam-se uma vez por mês no restaurante Milano, onde jantavam, conversavam e resolviam mistérios.
Este livro é formado por 12 contos, são eles:
1.- A risada Aquisitiva
2.- O Falso Doutor
3.- Verdade seja Dita
4.- O coleccionador de Carteiras de Fósforos
5.- Bem cedo numa Manhã de Domingo
6.- O Fator óbvio
7.- O Dedo indicador
8.- Miss Quê?
9.- A Banda Sonora da Broadway
10.- Yankee Doodle foi à cidade
11.- A Omissão Curiosa
12.- Fora de vista
Este clube era constituído por seis homens e o empregado de mesa.
Juntavam-se uma vez por mês num restaurante que se chamava Milano, onde desfrutavam de boa comida e boa conversação, e ultimamente, os “viúvos negros” acrescentaram