apresentação
Introdução 2
Objetivo 3
Normas Regulamentadoras 4
Características da atividade da indústria calçadista 8
Efeitos causados pela exposição a ruídos acima dos limites permitidos 10
Medidas preventivas para diminuição dos níveis de ruído 10
Equipamentos de Proteção Individual – EPI 19
Conclusão 21
Referências Bibliográficas 22
Introdução
A redução dos riscos à vida, proteção à segurança e saúde no trabalho, e que, a realização dos mesmos sejam feitos em condições que contribuam para a melhoria da realização e qualidade de vida pessoal e social é determinação da Constituição Federal.
Micro e pequenas empresas têm dificuldades em cumprir a lei, o que torna preocupante a questão de Saúde e segurança no trabalho.
O que leva a micro e a pequena empresa, a não cumprir a legislação sobre segurança e saúde no trabalho é a falta de conhecimento dos problemas ambientais de trabalho, estrutural, econômico e até mesmo da própria legislação.
Desta forma tanto o empresário quanto o trabalhador destas empresas, acabam trabalhando em condições que prejudicam a saúde, sem segurança.
Estes cuidados devem ser realizados através da utilização da conscientização da importância e utilização dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPI`s), tendo o Técnico em Segurança do Trabalho grande responsabilidade sobre este quesito.
Objetivo
O objetivo deste trabalho é conhecer os tipos de risco e quais EPI`S utilizar na Indústria Calçadista de pequeno, médio e grande porte.
Normas Regulamentadoras
Conforme determina artigo 168 da CLT, toda empresa, é obrigada a seguir Normas de Saúde e Segurança no Trabalho seja ela de qualquer porte ou atividade econômica, como, realizar seus gastos, exames admissionais, periódicos, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional.
As indústrias de calçadistas com a partir de 101 trabalhadores devem ter:
Serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do