Apresentação
Os meios de comunicação – em especial, os de massa – têm, atualmente, um poder grandioso sobre a população brasileira. Eles exercem um papel fundamental na formação da opinião pública e na formação de ideologias, seja influenciando positivamente, seja influenciando negativamente.
Estamos vivendo uma época em que informação é poder e quem tem a informação é aquele que tem “o mundo em suas mãos”. Assim, podemos dizer que o poder, hoje, está na mídia, já que ela é a principal responsável pela transmissão dessa informação ao restante da população. O problema enfrentado ultimamente é o modo pelo qual essa transmissão é feita. Presenciamos, nestes últimos tempos, uma diminuição de jornalistas (profissão que designa os principais detentores da informação) sérios e objetivos, que realmente querem transmitir a informação de maneira verídica, em detrimento do crescimento de jornalistas que estão neste cargo visando a fazer parte do poder, custe o que custar.
Organizar e regulamentar
Em função disso, está cada vez mais fácil perceber a importância que os meios de comunicação de massa têm neste país, principalmente se observarmos a manipulação da imprensa brasileira e a forma pela qual esta vem conseguindo formar ideologias e opiniões da maneira como os grandes poderosos da mídia quiserem, chegando até, em alguns casos, a alterar a realidade, como foi visto nas últimas eleições (2º semestre de 2010), quando o Pig (Partido da Imprensa Golpista,